sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Pensamentos Soltos

Quando entrei para um grupo de teatro amador há alguns anos atrás, a diretora do grupo fez uma dinâmica onde nos deveríamos responder porque nós estávamos ali. Eu realmente entendi muita coisa a meu respeito naquele dia. Eu respondi: Porque na vida nós temos de escolher ser apenas uma coisa. Bons ou ruins, doces ou sedutores, fortes ou fracos, na vida nos temos de escolher. No palco, nós podemos ser tudo. Ser qualquer coisa.
Como amante de romances sempre gostei de lê-los nos livros ou de vê-los na TV ou no palco e é claro de interpretá-los.
Coisa curiosa me passou pela cabeça hoje quando eu vi um lance na TV na reprise de uma novela. A trama tinha um triangulo amoroso como todo bom romance. Lá estava o mocinho, que por enquanto estava com a malvada, repreendendo a namorada por algo que ela aprontou. Pronto deu um click na minha cabeça e eu comecei a pensar:
Porque, nas tramas dos romances ,existe um vilão egocêntrico, egoísta e ruim, que sempre se apaixona por uma pessoa boa e essa paixão é a sua ruína? Porque os autores retratam essas personagens?
Dizem que nos apaixonamos pelas pessoas pelas qualidades delas que gostaríamos de ter. Será que os vilões então desejam ser tão bons quanto os galãs e as mocinhas?
Porque eles não ficam simplesmente com alguém mais parecido com eles que não vai condená-los, julgá-los , massacrá-los; mas amá-los como eles necessitam. Reparem que em toda história em que um vilão persegue alguém por amor, sempre há alguém interessado nele que o aceitaria como ele é. Será que eles têm necessidade de se contestados para se tornar pessoas melhores ou são só viciados em drama e então é melhor querer  quem os  despreza, ou ainda será que estão apenas procurando razões para ser do modo como são?
Porque há algo de muito sensual na maioria dos vilões da atualidade? Seria o nosso inconsciente trazendo a tona características que nós tentamos evitar?
O que há nesse "binomio" bom e mau, que encanta a humanidade?
Talvez você possa me responder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário